COMO OVELHAS QUE NÃO TEM PASTOR

Ronan Lima
2 min readApr 24, 2021

"Ao desembarcar, Jesus viu uma grande multidão e compadeceu-se dela, porque eram como ovelhas que não têm pastor. E começou a ensinar-lhes muitas coisas". Marcos 6.34

Esse texto é como se fosse um prefácio do relato da primeira multiplicação dos peixes no livro de Marcos. O contexto ideal para os discípulos era descanso, mas Jesus viu a necessidade do povo, se compadeceu e #partiuensinar.

Lendo esse texto, fiquei pensando no clamor incutido naquelas pessoas. Gente sedenta de vida, sem orientação e bases, ansiando por uma direção. Gente que tenta caminhar sozinha mas não consegue, porque falta alguma coisa. Gente que clama por comunidade.

Conectei meu pensamento a quem não possui uma comunidade para caminhar junto. Tem gente assim dentro e fora da igreja, na internet ou isolada em seu quarto. Excluídos. As angústias do nosso tempo se somam às frustrações relacionais, decepções eclesiásticas e uma (in) compreensão da própria identidade.

Nem todo mundo consegue a benesse de ser pastoreado, porém muitos refutam o pastoreio. Tem muita gente batendo cabeça. Nem todo pastor/toda pastora se compadece da multidão tal qual Jesus. Tem muito líder eclesiástico perdido no personagem.

Como ovelhas que não tem pastor, a quem siga num freestyle que alimenta incompletamente. Se “meu Bom Pastor é Cristo, com Ele andarei”, certamente é possível encontrar alguém que ajudará na condução rumo às calmas águas. Você quer isso?

Nesta reflexão ouço um clamor: "pra onde iremos nós? Só tu tens a vida eterna. Tu és o pão do céu, o Deus Emanuel". Há muita gente querendo ser cheia de pão, peixe e do Espírito. Pastores e pastoras, quais clamores estamos ouvindo? Que vozes reverberam no seu coração?

Apesar de multidão, Jesus vê especificamente a necessidade de cada um. E ensina, não pocahs, mas muitas coisas. Agora, o povo aprendeu? Não sei, só sei que chegamos até aqui e a responsa é nossa. Você já aprendeu a ser comunidade também?

Que o ministério que o Cristo me deu me ajude a ensinar. Que o Amor me ajude a ensinar. Que o nós exista na raiz da igreja e nos ajude a ensinar e aprender.

Senhor, enche-me de Ti, até transbordar.

#devocional #marcos #igreja

--

--

Ronan Lima

Negritude, pastoral, paternidade e outros assuntos que me atravessam.