Imagem de fundo preto com a escrita “Deuses evangélicos” na cor branca.

DEUSES EVANGÉLICOS

Ronan Lima
2 min readApr 12, 2021

“Sadraque, Mesaque e Abede-Nego responderam ao rei: — Ó Nabucodonosor, quanto a isto não precisamos nem responder. Se o nosso Deus, a quem servimos, quiser livrar-nos, ele nos livrará da fornalha de fogo ardente e das suas mãos, ó rei. E mesmo que ele não nos livre, fique sabendo, ó rei, que não prestaremos culto aos seus deuses, nem adoraremos a imagem de ouro que o senhor levantou”. Daniel 3.16‭-‬18

Pessoas tem criado deuses evangélicos. Sim, são pessoas. Gente que, enganadas pelo poderio da liderança autocrática, tem se colocado numa posição de idolatria a elementos e figuras que não cabem na “louca” lógica ensinada por Jesus.

Deuses evangélicos. Sim, deuses. Tem um monte de líderes mal intencionados que criaram uma narrativa bélica através de uma intocável imagem de outrem favor do seu próprio bolso, gerando uma adoração às pessoa, à igreja, às denominação, que ultrapassa o real motivo da vida do crente: a adoração a Deus.

Pastores, políticos, templos, reuniões, a própria Bíblia. Para muitos, são elementos que viraram deuses. Palavras e posturas são sedutoras. A mente é enganosa. O homem é falho. O povo tem sede. O resultado disso? A massa evangélica sendo guiada por opiniões alheias, sem ser levada a raciocinar ou refeltir, de forma a ter opinião própria. Tudo “em nome de Deus”.

Poderia dizer que não tenho ligar de fala nisso, pois sou de uma denominação histórica e o que falei acima tem o estereótipo pentecostal/neopentecostal. Mas hoje os muros denominacionais já caíram há um tempo, só não vê quem não quer. A identidade não tá dizendo tanto, a sede de referência fala mais alto e, nisso, apega-se a qualquer coisa, seja lá de onde vem.

Não basta mais falar “mas nem todo crente”. Ainda que não adoremos estes deuses, estamos no mesmo barco. Cabe a nós nos posicionarmos como Sadraque, Mesaque e Abede-Nego e falar “Ô Nabucodonosor, aqui não viu!”.

O Brasil tá lascado, mas a minha fé não. Ela não se permite se pender pra um lado ou para o outro, pois meu foco está no centro, e ali Jesus está. E ali é que eu quero habitar.

Estamos na fornalha ardente, estamos na boca do povo. Só Deus pode nos salvar, mas pra isso é preciso reconhecê-lo e ouvi-lo. Fiquemos em silêncio para ouvir a voz de Deus, Ele irá nos afetar.

--

--

Ronan Lima

Negritude, pastoral, paternidade e outros assuntos que me atravessam.