Ronan Lima
2 min readJun 5, 2020

OI DEUS, SOU DE NOVO

Venho aqui abrir meu coração pra você.

Essas últimas semanas foram uma mistura de cansaço, medo, respiro, engajamento, ponta de esperança misturada com frustração. Eu tô muito cansado.

Parece que é um pecado ser preto no Brasil. Olham pra minha cor e a cor dos meus irmãos e irmãs, invalidam nossos corpos, minimizam nossas falas, colocam nossos fenótipos como cota de aceitação pública. Não queremos migalhas, não estamos implorando nada a ninguém. Estamos denunciando que #RacismoÉPecado, que #RacismoÉCrime, que #VidasNegrasImportam , e querem nos resumir apenas às opressões vividas. Poucos querem ouvir sobre nossos dons e talentos, aqueles que Tu deu pra gente sabe!? Então, estamos usando a um tempo e agora que estão descobrindo. Queremos continuar sendo quem o Senhor nos formou a ser. O Senhor concede graça aos humildes, então venho aqui, na humildade, te pedir: me ajuda a continuar a ser eu?

Ser crente não tem sido fácil. Olhar para os dados e números humanos e relacioná-los a graça divina tá dando um nó na cabeça da gente. Para compreender a graça é preciso crer, e tem sido um preço alto crer nos dias de hoje. Tem custado nossa saúde mental, nossa devocional, nosso joelho dobrado. Parece muito, muito pesado, mas nem se compara ao custo e valor da sua Encarnação por nós né, bobeira minha. Quero resgatar o sacrifício e ressurreição do Seu Filho em minha pastoral e lembrar que todos os dias que Jesus foi até o fim último da morte e nos resgatou para nos dar vida. Vocês nos querem vivos. Sopra o Espírito Santo antirracista nesses crentes, Deus! Que tua igreja peça perdão pelo racismo que sustenta.

Agora tô vivendo a novidade de ser pai. É uma descoberta de dores e prazeres, mas as notícias me empurram cada vez mais para a dor. Eu tremo ao ver vídeos de crianças em manifestações contra o racismo, me dá calafrios ao receber a notícia de cada criança que morre. Eu tenho medo. Meu medo não é falta de fé, é consequência da abundância de racismo que me persegue eu e minha filha antes mesmo dela nascer. Ela merece mais, muito mais que ser tolida ainda na barriga. Eu quero muito que ela te ame profundamente e ame também a sua criação. Eu quero muito que ela viva em plenitude de amor.

A tua palavra diz em 2 Coríntios 5.17 que "se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas". Beleza, mas Deus, o racismo não passa, as opressões não passam, a humanidade só esfola a gente. Por favor, acuda-nos, socorra-nos! Salve a gente! Te clamamos por um mundo novo.

Tu és a nossa ÚNICA esperança.

Ronan Lima

Negritude, pastoral, paternidade e outros assuntos que me atravessam.