OUÇAM AS MENINAS

Ronan Lima
2 min readJul 28, 2021

Esta semana duas meninas tomaram conta das principais manchetes do Brasil por motivos diferentes. Enquanto uma é celebrada pela conquista inédita e pródiga de uma medalha olímpica, a outra segue sendo exposta por um ato de um líder religioso íntimo de sua família.

Eu poderia falar mil coisas sobre os dois casos.

Poderia destilar toda raiva em acusar o tal pastor, analisar o vídeo e demonstrar revolta a mais um "homem de fé" estampando os assuntos mais comentados devido a atitudes condenáveis.

Poderia focar em dizer sobre como a vitória olimpíca de uma menina de treze anos veio de uma mensageira do Rei, cria da igreja batista, e que um político tentou utilizar essa conquista para referendar o trabalho infantil. Poderia, mas não vou.

Aqui darei um foco ao título estampado na imagem.

Fui criado em meio a muitas meninas. Ouvi muitos sonhos e desejos, vi muita repressão de suas famílias, da sociedade, de amigos, de mim mesmo (agora aprendi e me policio). Algumas brincadeiras foram tolhindo vozes, murchando sonhos e desmerecendo quereres femininos.

A mulher quando ganha, é exposta. Quando perde, é exposta. Quando é alvo de uma atitude duvidosa, é exposta. Isso nos atrapalha a ouvir as mulheres e compreender o que elas realmente estão falando.

Podemos aprender com as novas gerações sobre comunicação não-verbal. Os olhos dessas meninas estão falando muitas coisas. Os gestos, as mãos, os movimentos dos corpos gritam uma mensagem.

Deus fez o corpo do ser humano para ser sua habitação e honrá-lo. Como templo do Espírito, a Ruach soprada, o corpo delas expressa tudo o que não conseguiram falar. Percebam.

O que se passa na cabeça delas? Não sabemos, mas podemos ouví-las. Cuidado com as placas em cima delas, pois a sociedade que exalta e "protege" é a mesma que acusa e rechaça.

Se você tem contato com essas nativas digitais, é bom:
- perguntar o que elas desejam ser
- olhar o que os seus olhos falam
- perceber o que elas não querem fazer

Isso pode fazer a diferença no presente e gestar uma geração de mulheres mais confiantes no futuro. E, na boa, tirem o alvo de cima das meninas, elas não são nossa propriedade (Ex 20.17).

--

--

Ronan Lima

Negritude, pastoral, paternidade e outros assuntos que me atravessam.