DESUMANA CONSCIÊNCIA

Ronan Lima
2 min readNov 20, 2020

Tá tudo do avesso. 2020 veio com muitas novidades e perdas, e no meio disso avançamos na luta antirracista. Muitos de nós adquirimos conhecimento nesse tempo, tocamos em dores até então disfarçadas e começamos um processo de cura. Porém, a hipocrisia nacional do dia 20 não passou batida né... novamente vida preta é a moeda de lucro.

Não foi dessa vez, Morgan Freeman. Hoje a necropolítica tomou o seu lugar, rememorando com exemplo mortal que nossos corpos continuam sendo indignos de vida na sociedade. Beto e seu midiático assassinato representam o dia a dia do preto no Brasil, mas uma galera só percebeu isso em maio com George Floyd. Nos informamos apenas quando realmente há interesse, não é mesmo?!

Não tem #diadaconsciêncianegra certo que impeça o ataque do racismo. É preciso reflexão diária e honesta. Nossas instituições continuam tendo práticas que perpetuam o estigma do corpo negro não-ser. Pra muitos, continuamos sendo propriedades, em que mandam em nossos cabelos,roupas, narizes e mentes. Seu #blackouttuesday não me livrou de continuar sendo visto como animal digno de surra e coerção.

Enquanto a gente brinca de hastag, corpos negros continuam morrendo. Do outro lado da calçada, vida garantida. O ano está acabando rápido assim como o interesse de muitas em desmontar real oficial a estrutura racista que nos sustenta como nação. Qual é a tua proposta pra humanizar sua consciência?

Sei que minha oração é potente mas, sozinha, ela não é suficiente pra dissolver o racismo no Brasil. Se a hostilidade aqui é raiz, arranquemos elas com as mãos para plantar novamente. A fé tá pedindo umas obras - bem diferentes daquelas da prefeitura, tá?!

Graças a Deus já posso ver novas sementes sendo plantadas. Acredito que nossa geração tá fazendo um trabalho gradativo, colhendo frutos dos que vieram antes de nós, comendo esses frutos e lançando as sementes novamente na terra. Sl 145,4 me inspira a seguir em luta, ainda que no avesso, mas com o coração aquecido pela paz e pela esperança num futuro de coisas novas.

"Uma geração contará à outra a grandiosidade dos teus feitos; eles anunciarão os teus atos poderosos".

Somos nós.

--

--

Ronan Lima

Negritude, pastoral, paternidade e outros assuntos que me atravessam.