Ronan Lima
3 min readJun 5, 2020

UMA ORAÇÃO

Sabe Deus, hoje eu comecei o dia bem. Vi minha mãe e minha irmã, conversamos e rimos, até que veio uma notícia intragável. É incrível como, mesmo sem a gente conhecer, a gente sente a morte de João Pedro como se fosse a nossa. A gente morre um pouco por dentro. Começa a ler coisas, consumir tristeza, que nos consome também. Raiva, revolta, ira, choro, ódio, agonia, soluço. Solução? Não vemos. Não acreditamos mais no governo humano.

Esses sentimentos se misturaram tanto, q eu nem conseguia falar. Só dirigi rápido e nervoso, um perigo né? Mas foi quase incontrolável. Ainda bem que minha esposa abriu meus olhos. Aí me toquei que hoje (19/05) era dia de consulta. Eu tava quase sucumbindo num dia tao feliz e único pra gente. Dia de saber sobre nossa filha é dia de alegria. Como no dia de hoje? No meio do mercado, uma conversa com uma amiga me fez colocar pra fora o que não saía pela boca. Chorei.

Chorei porque pensei que vou ter de ensinar a minha filha a se proteger para não morrer aos 14 anos. Chorei porque pensei na abordagem policial q sofri nos meus 14 anos e, se não fosse meu pai, não sei o que seria daquele momento. Chorei pelo meu filho que ainda nem nasceu, mas já corre risco de vida nas lógicas do governo humano.

Respirei. Minha amiga me lembrou do que falei numa live “precisamos militar orando”. Lembrei que não tinha orado o que queria orar pra Ti, e agora tô orando.
Eu tenho um pedido nesse dia: salva a gente. Não deixa o teu povo sucumbir.

Abre os olhos daqueles que ainda não conseguem enxergar o racismo que nos mata e não nos fortalece. Dê sensibilidade às lideranças para sejam antirracistas, e não batam palmas nem façam arminhas. A gente luta de joelhos. A gente fala e faz, mas caminha em espírito de oração. Ouça o nosso clamor nessa hora, Deus! Tu és Pai, teu amor é de Mãe. Tu já se encarnou como Filho e sabe muito bem sobre a nossa dor.
O Senhor é um Deus de justiça, paz e alegria.

Eu quero muito justiça! Quero mesmo que cada um pague por aquilo que faz a cada preto nesse país. Entretanto, eu não abro mão da paz. Eu mereço paz, meu povo merece viver em paz. Eu só conheço uma paz, a que excede todo o entendimento, e é tu mesmo quem me dá acesso a ela.

Eu quero alegria. Quero poder me alegrar comendo sorvete, vendo séries, gargalhado na mesa, andando livre por aí sem ser perseguido por andar de máscara. Quero q todos possam sentir alegria jogando sinuca sem pensar q a qualquer podem morrer.

Eu desejo isso pra minha filha, pra cada bebê que nascerá em 2020, 2021... mas também desejo isso pra todos nós, que já estamos há algum tempo nesse mundo. O Senhor pode fazer por nós? Eu sei que pode. Eu confio em Ti, tu és a nossa única esperança.

Ronan Lima

Negritude, pastoral, paternidade e outros assuntos que me atravessam.